Efeitos dos Agrotóxicos na Saúde – Série: Karen Friedrich

Efeitos dos Agrotóxicos na Saúde é um “ alerta “ dirigido a população Brasileira para que comecem a adotar princípios de precaução!

 

Alerta que se repetirá por muitas vezes em nossas edições, diante do quadro crítico que se encontra o nosso alimento diário: contaminado por “ Venenos Cancerígenos e Mortais”!

Reunimos nesta série: Efeitos dos Agrotóxicos na Saúde , 05 reportagens, com destaque para grandes especialistas no assunto e que tiveram participação na elaboração do Dossiê Abrasco, importante documento que revela os Impactos dos Agrotóxicos na Saúde:

 

FERNANDO FERREIRA CARNEIRO

RAQUEL MARIA RIGOTTO

LIA GIRALDO DA SILVA AUGUSTO

KAREN FRIEDRICH

ANDRÉ CAMPOS BÚRIGO

Segunda Reportagem

Vídeos, Seminários, Debates, Artigos e Trabalhos

Efeitos dos Agrotóxicos na Saúde – Série: Karen Friedrich

 

Possui graduação em Biomedicina pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2000), Mestrado (2003) e Doutorado (2008) em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz. Atualmente é Servidora Pública (Tecnologista Pleno) do Centro de Estudos em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana, da Escola Nacional de saúde Pública Sergio Arouca, da Fundação Oswaldo Cruz e da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Professora Adjunta). Participa como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Vigilância Sanitária (INCQS/FIOCRUZ). É membro do GT Saúde e Ambiente da ABRASCO. Tem experiência na área de Toxicologia e Vigilância Sanitária com ênfase na avaliação toxicológica de medicamentos e agrotóxicos.

 

Seminário: Os Agrotóxicos e Seus Impactos Sobre a Saúde

 

Uso combinado de agrotóxicos não é avaliado na prática. Entrevista especial com Karen Friedrich

 

VI SIMBRAVISA – Karen Friedrich & Luiz Meirelles

 

Karen Friedrich, pesquisadora da Fiocruz, e professora da Unirio, fala sobre a inviabilidade do uso seguro de agrotóxicos, nos 5 anos da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida.

 

 

Parlamento alemão convida abrasquiana para debater agrotóxicos

 

Sala de Convidados – Agrotóxicos e Modos de Produção Agrícola

 

O 2,4-D e a toxidade dos agrotóxicos

 

 

 

Brasil fiscaliza agrotóxico só em 13 alimentos, enquanto EUA e Europa analisam 300

 

Agrotóxicos – Conexão Futura – Canal Futura

Desde 2008 o Brasil ocupa o primeiro lugar mundial de consumo de agrotóxicos, que são os produtos utilizados na produção agrícola para prevenir e proteger os alimentos da ação de pragas e insetos. Segundo o dados da ANVISA, no Brasil o crescimento desse mercado nos últimos dez anos foi de 190%. Entre 2007 e 2014 o Ministério da Saúde registrou mais de 34 mil notificações de intoxicação por agrotóxico.

Como conciliar a produção agrícola com o uso de agrotóxicos de maneira que não afete a saúde da população?

Entrevistados: Karen Friedrich, pesquisadora do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde; e Etelvino Novotny, Pesquisador da Embrapa Solos
Apresentação: Larissa Werneck
Exibição: 06 de abril de 2016

 

Agrotóxicos: 70% dos alimentos in natura consumidos no Brasil estão contaminados

Efeitos dos Agrotóxicos na Saúde - Série Karen Friedrich
Efeitos dos Agrotóxicos na Saúde – Série Karen Friedrich

 

Agrotóxicos e Câncer

 

 

Liberação de mais agrotóxicos no Brasil  – Diga Não!

Instalada Comissão Especial para acelerar a liberação de mais agrotóxicos no Brasil !

O projeto 3200/2015 – do Deputado Ruralista Covatti Filho , além da mudança de nome para fitossanitário , caso seja aprovado, irá retirar atribuições do IBAMA (meio ambiente), da ANVISA (saúde) e dos órgãos estaduais de fiscalização, centralizando todas as ações e tomadas de decisão sobre os agrotóxicos no Brasil  pelo MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O MAPA , ancorado na política do agronegócio, é um dos maiores apoiadores dentro deste “lucrativo” mercado de agrotóxicos. Utiliza fortes políticas de subvenção, praticando incentivos fiscais que chegam na casa dos 100% em certos estados. E por conta de termos atualmente 70% dos alimentos contaminados por venenos proibidos em outros países, o Mapa por sua vez ; vem trilhando um faturamento por volta de 12 bilhões de dólares/ano!

O projeto também apresenta muitas falhas e abre um precedente para gerar “empregos de cabide” , sem concurso público e poderá permitir a prática de nepotismo.

A alteração também confundirá a distinção entre as substâncias utilizadas nas culturas orgânicas e não orgânicas.

A nova denominação não exigirá o registro de herbicidas, como o 2,4D, o paraquat e o glifosato, os mais consumidos no Brasil, já que estes não pertencem ao conceito de defensivos fitossanitários previsto no projeto de lei. No entanto, pesquisas já apontaram a forte relação entre esses agrotóxicos e a incidência de câncer.

Precisamos da sua participação neste abaixo-assinado . Por favor, assine – compartilhe com seus amigos e grupos nas redes sociais!

 

 

 

4 comentários em “Efeitos dos Agrotóxicos na Saúde – Série: Karen Friedrich

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *