Mesa de Controvérsias sobre Agrotóxicos – CONSEA

Mesa de Controvérsias sobre Agrotóxicos

 

O Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) organizou a Mesa de Controvérsias sobre os Impactos dos Agrotóxicos na Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional e o Direito Humano à Alimentação Adequada.

 

 

Com isso, objetivou-se estimular o Estado brasileiro a tomar iniciativas concretas de curto, médio e longo prazos para a redução do uso de agrotóxicos, tendo como base as proposições aprovadas na 4a Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional realizada em novembro de 2011.

 

Com a participação de aproximadamente 100 pessoas, entre conselheiros e conselheiras, representantes das universidades, da sociedade civil e do Governo, essa atividade ocorreu nos dias 20 e 21 de setembro de 2012, no auditório da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em Brasília.

 

Este relatório organiza em quatro blocos as reflexões sobre os temas abordados: i) impacto dos agrotóxicos na saúde e no meio ambiente; ii) desafios do Estado brasileiro no registro, na vigilância, no controle, no monitoramento e na fiscalização dos agrotóxicos; iii) agricultura, mercado e agrotóxicos; iv) políticas públicas para o enfretamento dos impactos do uso de agrotóxicos e promoção da agroecologia e da produção orgânica. A parte final apresenta as propostas e recomendações.

Um importante fato histórico foi lembrado na abertura dos debates: os 50 anos do lançamento de Primavera Silenciosa de Rachel Carson, em 1962, um dos livros que marcou o século XX.

Este estudo mostrou como o DDT, um conhecido pesticida, penetrava na cadeia alimentar e acumulava-se nos tecidos gordurosos dos animais e do homem com o risco de causar câncer e danos genéticos.

Um contundente capítulo intitulado Uma fábula para o amanhã, descrevia uma cidade onde peixes, pássaros e seres Mesa de Controvérsias sobre os impactos dos agrotóxicos na soberania e segurança alimentar e nutricional 6 humanos haviam sido silenciados pelos efeitos do DDT.

Reações extremadas contra a autora se fizeram ouvir. Com o passar do tempo, as evidências sobre seus impactos foram aceitas e o DDT acabou sendo banido.

Registrou-se também, naquele momento, o lançamento da Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica, em agosto de 2012 (Decreto no 7.794), que inclui entre suas diretrizes “a promoção da soberania e segurança alimentar e nutricional e do direito humano à alimentação adequada e saudável, por meio da oferta de produtos orgânicos e de base agroecológica isentos de contaminantes que ponham em risco a saúde”.

 

Este relatório, que vem acompanhado de uma proposta de Exposição de Motivos deliberada em recente plenária do Consea e encaminhada à Presidência da República, quer fazer um chamamento ao cidadão sobre a urgência da construção de forma participativa de um Plano Nacional de Redução do Uso de Agrotóxicos, para o qual a Política e o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e a Política Nacional e Agroecologia e Produção Orgânica seguramente deverão contribuir.

 

Maria Emilia Lisboa Pacheco  – Presidenta do Consea Junho de 2013

 

Acompanhe aqui –  alguns documentos

apresentados e debatidos na

Mesa de Controvérsias sobre Agrotóxicos 

 

 

A realidade do Modelo de Produção Agropecuária

 

Propostas do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional

Como conclusão geral da Mesa de Controvérsias sobre Agrotóxicos, pactuou-se que há uma concordância a respeito da necessidade de redução do uso de agrotóxicos e de afirmação do Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (PLANAPO), em consonância também com o que estabelece o Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional 2012-2015.

Fórum Nacional de Combate

aos Impactos dos Agrotóxicos

Agrotóxico Mata

O Mundo Invisível dos Agrotóxicos 

 

Estratégias de Atuação da Vigilância em Saúde

na Exposição Humana a Agrotóxicos

Controvérsias sobre Agrotóxicos no Brasil

 

Impactos dos Agrotóxicos

à Saúde e ao Meio Ambiente

Agrotóxicos , Alimentos e

Impactos na Saúde e no Meio Ambiente

 

 

 

Não podemos mais engolir tanto agrotóxico.

Assine já pela aprovação da Política Nacional de Redução de Agrotóxicos!

 

 

 

Nosso Foco - Preservar Você !

Um comentário em “Mesa de Controvérsias sobre Agrotóxicos – CONSEA

  • 25 de outubro de 2016 em 8:15 AM
    Permalink

    Uma matéria muito boa para todos que querem uma saída para a saúde , lembro-me do DDT citado , nasci na roça , como não tinha acesso as informações ficava sem informações sobre os males dos venenos , mas hoje após os transgênicos ficou muito pior …

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *