Ashwagandha – Erva Fabulosa Indiana

Ashwagandha – Erva Fabulosa Indiana. Atualmente, mais de 200 estudos a respeito da planta são largamente reconhecidos na comunidade médica internacional.

” Alimentos Luz “

Erva adaptogênica popular na medicina ayurvédica (Ciência da Vida)  serve na cura de sua tireoide, glândulas adrenais, para melhorar o humor e a energia.

Ela também previne o câncer, apoia a saúde do cérebro por reduzir a degeneração das células cerebrais,estabiliza o açúcar no sangue, diminui o colesterol e impulsiona a imunidade.

 

 

 

Ashwagandha – Erva Fabulosa Indiana (6)

 

A ashwagandha é uma das ervas mais poderosas da medicina tradicional indiana. Ela é utilizada há milênios como uma erva de cura para uma grande variedade de doenças. Em especial, destaca-se sua capacidade de recuperação de danos a saúde.

No sânscrito indiano, ashwagandha significa “o respiro do cavalo”, indicando seu potencial de vigor e força. Tradicionalmente, a erva é prescrita para fortalecimento do sistema imunológico após períodos de doenças.

Em alguns locais do mundo, a ashwagandha é tratada como o Ginseng Indiano, por sua capacidade de rejuvenescimento. No entanto, na classificação botânica, as duas plantas não apresentam proximidades.

 

 

Na verdade, a ashwagandha pertence à família do tomate, e é um arbusto baixo com folhas ovais e flores amarelas. Ela produz frutas vermelhas do tamanho de passas. A erva é originária das regiões secas da Índia, do norte africano e do Oriente Médio. Atualmente, é cultivado e – principalmente – revendido ao redor do mundo.

 

Ashwagandha – Erva Fabulosa Indiana (2)

Por que utilizar a ashwagandha?

 

 

Segundo a medicina tradicional indiana, não faltam motivos para recorrer à ashwagandha. Atribui-se à erva a capacidade de resolver o estresse, a fadiga, a falta de energia e a dificuldade de concentração. Seu uso auxilia a aliviar todos estes sintomas e é um estimulante natural.

Benefícios na saúde

A ashwagandha possui efeitos na saúde que já foram comprovados pela medicina atual. Rica em diversos compostos químicos e nutrientes, a raiz da planta costuma ser a parte mais utilizada para o desenvolvimento medicinal.

 

Atualmente, mais de 200 estudos a respeito da planta são largamente reconhecidos na comunidade médica internacional. Alguns dos efeitos comprovados da erva incluem:

1-Melhora A Função Da Tireoide

Ashwagandha é um superstar quando se trata de melhorar a saúde da tireoide. Os cientistas não entendem completamente como funcionam os adaptógenos, mas sabemos que eles podem ser extremamente eficazes especialmente no equilíbrio dos hormônios.

Um dos benefícios mais incríveis sobre as ervas adaptogênicas, como ashwagandha, é que pode ajudar as pessoas com problemas de hipo e hiper-tireoide.

A erva é eficiente para apoiar o tratamento de pessoas diagnosticada com a doença de Hashimotos uma doença auto-imune em que o sistema imunológico ataca a tireoide ocasionando no hipotireoidismo.

Ela pode melhorar também a saúde daqueles com a doença de Graves, também uma doença auto-imune que leva á hiperatividade generalizada da glândula tireoide (hipertireoidismo).

As ervas adaptógenas funcionam com seu corpo para trazê-lo de volta ao equilíbrio se seus níveis hormonais, se eles estão altos ou baixos.

Além disso, ashwagandha pode beneficiar a função da tireoide porque reduz muito a peroxidação lipídica promovendo a eliminação de radicais livres que causam danos celulares.

Estes resultados demonstram que ashwagandha pode ser útil no tratamento do hipotireoidismo.

 

2-Trata A Fadiga Adrenal

Ashwagandha também provou ser eficaz no suporte da função adrenal, ajudando você a superar a fadiga adrenal e o estresse crônico.

As glândulas adrenais são glândulas endócrinas que são responsáveis ​​pela liberação de hormônios (cortisol e adrenalina) em resposta ao estresse em seu corpo.

Se as supra-renais são sobrecarregadas devido a uma superabundância de estresse emocional, físico e mental, isso pode levar a uma condição conhecida como fadiga adrenal.

Se suas adrenais ficarem esgotadas, ela também pode interromper seus outros hormônios, incluindo progesterona, podendo causar a infertilidade e diminuir a DHEA (hormônio produzido pelas glândulas suprarrenais localizadas próximas aos rins e do fígado) o que pode fazer com que você envelheça mais rápido.

Estudos médicos demonstraram que ashwagandha melhora os níveis de cortisol, melhora a sensibilidade à insulina e equilibra naturalmente hormônios. Esta melhora hormonal também foi acompanhada por uma notável redução na perda de cabelo.

3-Saúde Do Cérebro

O estresse emocional, físico e químico pode ter efeitos prejudiciais para o cérebro e o sistema nervoso.

Pesquisas recentes provaram que ashwagandha é mais do que um analgésico, também protege o cérebro da degeneração e melhora os sintomas da doença de Alzheimer, depressão e ansiedade.

Uma das principais razões porque ashwagandha é tão eficaz na cura do cérebro tem a ver com seus poderosos antioxidantes que destroem os radicais livres que causam o envelhecimento.

Um estudo publicado na Phytotherapy Research explica que antioxidantes naturais, como vitamina E, vitamina C e beta-caroteno, podem ajudar na eliminação de radicais livres gerados durante o início e progressão desta doença [de Alzheimer].

Mas descobrimos que Ashwagandha produziu efeitos inibitórios de peroxidação lipídica mais potentes que os antioxidantes comerciais.

 

4- Melhora O Humor

Há também evidências de que ashwagandha é eficaz no tratamento de ansiedade e depressão.

De fato, em um estudo recente, seus resultados foram comparáveis ​​aos medicamentos farmacêuticos comuns lorazepam e imipramina sem os efeitos colaterais.

No estudo controlado de 12 semanas, 87 participantes com ansiedade receberam 300 mg de ashwagandha duas vezes por dia ou duas pastilhas do placebo duas vezes por dia.

O grupo tratado com ashwagandha resultou em melhorias muito maiores na ansiedade, bem como no foco, redução do estresse e diminuição da fadiga do que o grupo placebo.

O outro grande benefício de ashwagandha é que não há reações adversas, quando em comparação com medicamentos antidepressivos e anti-ansiedade que podem ter efeitos colaterais terríveis.

 

5- Previne e Trata Câncer

 

O extrato de Ashwagandha foi demonstrado em estudos com benefícios muito promissores quando se trata de ajudar na prevenção e tratamento do câncer.

Em certos estudos, os pesquisadores descobriram que o extrato de ashwagandha possui um poderoso efeito antitumoral (4).

O extrato foi mostrado para ajudar a inibir a proliferação de células cancerosas especificamente câncer de mama, pulmão, estômago e cólon, que estão entre alguns dos principais tipos de câncer no mundo.

Acredita-se que ashwagandha ajuda a prevenir o crescimento de células cancerosas principalmente devido ao seu aumento imunológico e habilidades antioxidantes.

Complementar com ashwagandha está correlacionado com um aumento nos glóbulos brancos dentro do corpo, o que indica que o sistema imunológico é mais capaz de proteger o corpo da doença e invasores nocivos.

Outra maneira que ela ajuda a prevenir o câncer é devido à sua capacidade de impedir que os vasos sanguíneos em torno das células cancerosas se alimentem com o crescimento de tumores cancerosos.

Além de evitar que as células cancerosas cresçam, estudos demonstraram que ashwagandha pode ser uma adição muito útil à quimioterapia no tratamento do câncer existente.

Tomar o extrato parece ser eficaz para impedir o sistema imunológico de se suprimir durante a quimioterapia.

 

6- Aumenta A Resistência

Estudos demonstraram que essa erva pode aumentar a resistência durante a atividade física, afiando a função cerebral e reduzindo a dor corporal (5).

Devido o seu poder de acalmar, ainda que energizante, aos efeitos no cérebro e à capacidade de diminuir os hormônios do estresse, ashwagandha apresentou melhorias na concentração, motivação e resistência nos estudos conduzidos.

Um estudo particular descobriu que, quando os ratos de laboratório receberam ashwagandha, eles realmente puderam nadar duas vezes por vez em comparação com o mesmo tipo de ratos que não receberam suplementos

Os pesquisadores acreditam que efeitos semelhantes ocorrem em seres humanos devido à capacidade do extrato de equilibrar os hormônios adrenais que são ligados à atividade física.

O extrato também mostrou reduzir a dor corporal nos músculos e articulações, ao mesmo tempo em que mantém os níveis de energia mais estáveis, o que é outro motivo pelo qual poderia ser um suplemento promissor para os atletas ou para aqueles que acham difícil estar fisicamente ativo devido à dor.

Como você pode ver, ashwagandha possui muitos benefícios incríveis para a saúde – como também :

 

1 – Proteção do sistema imunológico;

2 – Auxilia no combate aos efeitos do estresse;

3 – Melhora o aprendizado, a memória e o tempo de reação;

4 – Reduz a ansiedade e a depressão, sem causar a tontura típica de tratamentos

5 – Auxilia no combate à degeneração cerebral (como no caso do Alzheimer);

6 – Estabiliza o açúcar no sangue;

7 – Possui efeito anti-inflamatório;

8 – Melhora o desempenho sexual para homens e mulheres.

 

A ashwagandha como uma erva adaptógena

 

 

Na medicina tradicional indiana, há ervas específicas com benefícios adaptógenos, e a ashwagandha é uma delas. Substâncias adaptógenas são aquelas que modulam a resposta do corpo ao estresse e à mudança ambiental.

Estas substâncias auxiliam o corpo a conviver melhor com mudanças, pressões externas e toxinas. Além disso, trabalham a ansiedade e a insônia no sentido de amenizar seus sintomas.

 

Como incluir a ashwagandha na dieta?

 

Na tradição indiana, os nutrientes da erva são metabolizados e convertidos em energia através da dieta diária. Ela é adicionada como uma espécie de suplemento efetivo para balancear as funcionalidades do corpo.

Atualmente, a maioria das pessoas consome a erva na forma de cápsulas – até mesmo na Índia. Em geral, utiliza-se doses diárias entre 600 mg e 1.000 mg – em alguns casos, são tomadas duas doses. Para quem sofre de insônia ou ansiedade, a forma tradicional de consumir ashwagandha é uma xícara de leite quente com uma colher de chá da erva em pó antes de dormir.

Ashwagandha – Erva Fabulosa Indiana (5)

Quem busca por experiências mais autênticas, é possível encontrar a versão em pó da erva em lojas especializadas ou étnicas.

 

” Alimentos Luz “

2 comentários em “Ashwagandha – Erva Fabulosa Indiana

  • 6 de agosto de 2017 em 9:59 PM
    Permalink

    Essa planta parece com phisalis, tem a capa protegendo o fruto.

    Resposta
  • 30 de outubro de 2017 em 8:03 AM
    Permalink

    Prezados gostei muito das informações sobre a importância da Ashwagandha-Erva Fabulosa! Favor informar como conseguir sementes?

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *