Permacultura ! Cooperação entre os homens e a natureza

 

Permacultura

Informar Mais

Nosso Foco

 

Sistema de design para a criação de ambientes humanos sustentáveis

e produtivos em equilíbrio e harmonia com a natureza!

 

O conceito foi criado pelos australianos Bill Mollison e David Holmgren, nos anos 70.

 

É uma reunião dos conhecimentos de sociedades tradicionais

com técnicas inovadoras

humanitárias!

 

Seu objetivo é criar uma “cultura permanente”, sustentável, baseada na cooperação entre os homens e a natureza.

 

Um dos princípios fundamentais da permacultura é  a observância das infinitamente sábias leis da natureza (precisa – perfeita e amorosa)  e a  de recria-la depois no paralelo extra-físico.

 

Da aí surgirão as técnicas para planejar a sustentabilidade de comunidades (novas ou já existentes), como ecovilas, bairros e assentamentos.

 

 

No planejamento destas comunidades, além do ambiente físico, é preciso considerar os aspectos: social, econômico, cultural e espiritual como parte imprescindível dos projetos porque, no novo paradigma, reconhece-se que a felicidade não se resume ao materialismo.

 

Representa uma nova maneira de pensar e organizar as atividades produtivas, formando sistemas multifuncionais eficientes e duradouros.

 

Vai além da agricultura ecológica, pois engloba também economia, aproveitamento de energias, ética, sistemas de captação e tratamento de águas e bioarquitetura.

 

É uma metodologia agrícola sustentável  para manter os ecossistemas produtivos com diversidade, estabilidade e resistência.

 

É baseada no respeito a todas as formas de vida, nos processos naturais e na sabedoria das culturas nativas.

 

Informar Mais

Nosso Foco

 

Os Fundamentos 

da Permacultura

Organizado em uma estrutura de 12 princípios, destilados por David Holmgren , ao longo de cerca de 30 anos de trabalho e prática de uma visão holística e sistêmica

no ordenamento eficiente do espaço

 

Holmgren descreve exemplos e situações vivenciadas a partir de sua experiência e revela soluções bem elaboradas no manejo dos recursos naturais, contemplando reprodução e conservação pelo planejamento adequado das atividades humanas.

Trata-se de um texto avançado, que serve como uma profunda reflexão para todos que trabalham na interface de manejo da natureza, com conceitos éticos sobre sustentabilidade e também para os que buscam ampliar a visão de mundo e de nossa atitude em relação à vida.

A importância da Permacultura Urbana

 

O Ipoema, Instituto de Permacultura, fundado em 2005 com sede em Brasília, tem como missão ampliar a participação da sociedade civil na construção do modelo de sustentabilidade proposto pela Permacultura.

 

Essa prática envolve o planejamento de ambientes sustentáveis, bioconstruções, uso racional da água, energias renováveis, sistemas agroflorestais, produção alimentar ecológica e organização social participativa.

Em 2011, uma de suas tecnologias sociais, a experiência Água Sustentável: Gestão Doméstica de Recursos Hídricos, foi certificada e premiada pela Fundação Banco do Brasil como uma das três finalistas na categoria Gestão de Recursos Hídricos no Prêmio de Tecnologias Sociais desta Fundação.

Com o Projeto Águas do Cerrado: O FUTURO EM NOSSAS MÃOS, que terá duração de dois anos, o Ipoema pretende seguir cumprindo sua missão de construir uma sociedade melhor, com mais justiça social e equilíbrio ambiental, em prol das gerações futuras.

IPOEMA 

alguns de seus projetos

 “Jardins Agroflorestais” traz como eixo norteador a crise socioambiental na agricultura e a relação do ser humano com a natureza a partir da ótica da permacultura.

Para tanto, faz um paralelo entre a agricultura convencional e a agroecologia apresentando as vantagens e desvantagens socioambientais de ambas as práticas.

Ou seja, neste curso, os estudantes serão capazes de refletir sobre o contexto e a realidade atual da produção, distribuição e consumo dos alimentos, conhecer e aplicar uma técnica permacultural e buscar soluções ecoeficientes para incorporarem em suas práticas diárias.

 

“Manejo Sustentável da Água” tem como eixo norteador a importância da água para a vida.

Para isso, a partir de casos reais, problematiza algumas questões relacionadas a água em âmbito mundial, nacional e local.

Parte do princípio de que todos somos responsáveis pela sustentabilidade do planeta e pelo cuidado com a água.

Discute a possibilidade de novos hábitos de consumo e gestão das águas domésticas.

Neste curso os estudantes serão capazes de refletir sobre o contexto e a realidade atual, de repensar hábitos de consumo e praticar uma nova proposta de gestão da água com autonomia e criatividade para resolução de problemas locais.

App Ecovilas Brasil

O App Ecovilas Brasil é um aplicativo para celular com ecovilas e projetos de permacultura no Brasil.

É uma maneira de aproximar o viajante à um destino sustentável, dando visibilidade aos projetos de permacultura no Brasil.

O Aplicativo de Ecovilas será gratuito e estará disponível para download no sistema operacional iOS e Android. 

O Guia de Ecovilas será lançado no idioma português e será financiado através da plataforma de arrecadação online (crowfunding) Benfeitoria.

Os menus do app serão organizados por estado, em ordem alfabética.

Haverá a classificação “Consolidadas” e “em desenvolvimento”, afim de indicar projetos de assentamento sustentável já estabelecidos, e projetos novos, ligados à educação, sustentabilidade e permacultura.

O usuário poderá salvar no aplicativo suas ecovilas preferidas.

Além disto, poderá classificar as ecovilas com o botão ‘curtir’ e fazer comentários.

Por fim é possível traçar uma rota até o local através de uma integração com o GoogleMaps.

Cada ecovila poderá incluir suas informações, como: Nome, telefone, e-mail, site se houver, descrição sobre a ecovila, informações sobre visitação (horário de funcionamento, aviso prévio etc).

O Aplicativo também conta com um ‘feed de notícias’, dedicado a informar encontros nacionais e internacionais de grupos de ecovilas e permacultores, assim como cursos como o Gaia Education, Dragon Dream, entre outros. 

 

A Permacultura no Brasil

Quer conhecer  mais de perto como funciona

Um projeto destes ?

Segue uma lista de links com experiências e informações de grupos de pessoas que desenvolvem a Permacultura no Brasil. Clique aqui

 

Convidamos institutos, escolas e  grupos para compartilharem suas ideias e projetos com agente!

Nosso Foco

Sustentabilidade para todos !

Publique aqui e aproveite a nossa “promoção vitalícia”!

Você publica seu projeto de permacultura e , em troca nos teremos a sua amizade.

E a certeza de que buscamos juntos um mundo melhor !

Eu sou GiKaBiloBa. Um novo ” Paradigma está surgindo”. Acompanhe !

Um comentário em “Permacultura ! Cooperação entre os homens e a natureza

  • 21 de julho de 2016 em 3:13 PM
    Permalink

    Depois de ler atentamente tudo da vontade de sair conhecendo ecovilas…
    …mas falta $$. 🙁

    De qualquer forma obrigada!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *