Transgênicos! Você precisa saber mais !

 

 

Transgênicos! 

Você precisa saber mais!

 

As pesquisas revelam: – são milhões de brasileiros que ainda desconhecem o termo OGM ou Transgênicos.

Milhões de brasileiros compram produtos com transgênicos e consomem “diariamente” sem saber o que está por de trás da sua composição e lógico – nem imaginam as consequências de seu consumo à saúde.

Os transgênicos, ou organismos geneticamente modificados, são produtos de cruzamentos que jamais aconteceriam na natureza. Fabricantes de agroquímicos criam sementes resistentes a seus próprios agrotóxicos. 

As empresas ganham com isso, mas nós pagamos um preço alto: riscos à nossa saúde e ao ambiente onde vivemos.

O modelo agrícola baseado na utilização de sementes transgênicas é a trilha de um caminho insustentável. O aumento dramático no uso de agroquímicos decorrentes do plantio de transgênicos é exemplo de prática que coloca em cheque o futuro dos nossos solos e de nossa biodiversidade agrícola.

Nesse cenário, os transgênicos representam um duplo risco. Primeiro por serem resistentes a agrotóxicos, ou possuírem propriedades inseticidas, o uso contínuo de sementes transgênicas leva à resistência de ervas daninhas e insetos, o que por sua vez leva o agricultor a aumentar a dose de agrotóxicos ano a ano.

Além disso, o uso de transgênicos representa um alto risco de perda de biodiversidade, tanto pelo aumento no uso de agroquímicos (que tem efeitos sobre a vida no solo e ao redor das lavouras), quanto pela contaminação de sementes naturais por transgênicas. ( Fonte – Greenpeace) 

 

Já se sabe pouco  ou quase nada sobre  o que os transgênicos representam  e recentemente alguns políticos ainda quiseram tirar o nosso direito a informação!

Lembra-se da polêmica sobre a identificação

dos Transgênicos nos rótulos dos alimentos?

Ergueu-se neste período, uma grande mobilização por parte de inúmeras organizações, entidades, associações, conselhos, páginas e grupos nas redes sociais e sociedade para que o projeto do Deputado Luiz Carlos Heinze (PP/RS) que pretendia acabar com a rotulagem de alimentos transgênicos 

 não fosse aprovado

pelo Senado. 

 

plataforma CHEGA DE VENENO
            plataforma CHEGA DE VENENO

 

Luiz Carlos Heinze ( PP/RS)  – Autor do Projeto

que retira a obrigação das

empresas em estampar o símbolo

 indicando a presença de ingrediente transgênico

nos rótulos de produtos alimentares

 

Em Outubro de 2015 – a Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) finalmente rejeitou o projeto de Heinze.

O relator do projeto na comissão, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), sustentou que a retirada da informação fere o

direito constitucional à informação , um dos pilares da nossa democracia.

senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP)
Senador Randolfe Rodrigues 

 

 

Em seu relatório, explica Randolfe ,  ocorre que muitos dos alimentos que contêm OGM são ultra processados (como óleos e margarinas), impossibilitando a detecção da origem transgênica em função do processo industrial da fabricação.

Por isso, o texto  violaria o direto fundamental à informação, permitindo que a sociedade brasileira seja ludibriada sobre a presença ou não de transgênicos nos produtos que consome diariamente. Veja a matéria na íntegra. Clique aqui.

 

É importante destacar o grande compromisso do CONSEA Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional em promover debates sobre as ameaças que  afetam a produção e o consumo de alimentos transgênicos  e com Agrotóxicos no Brasil.

Intitulado de “ Mesa de Controvérsias sobre Transgênicos” –   debate ocorrido  entre julho e dezembro de 2013 ,  contou com a participação de especialistas, pesquisadores(as), representantes de governo e da sociedade civil.

O objetivo destes encontros foi debater, dar visibilidade e elaborar recomendações, a partir da ótica da Soberania, Segurança Alimentar e Nutricional, do Direito Humano à Alimentação Adequada e Saudável e do principio da precaução,  aos problemas e desafios dos organismos geneticamente modificados (transgênicos) no Brasil, destacando aspectos relacionados:

1) Ao acesso às sementes;

2) Aos riscos à produção e ao consumo sustentáveis de alimentos e aos direitos dos agricultores/as e consumidores/as; 

3) Aos processos decisórios e de regulamentação afetos à construção da política de biossegurança.

Importante registrar que o Consea, a partir do resultado destes debates,aprovou a Exposição de Motivos 002 de 28 de maio de 2014,

com considerações e recomendações endereçadas à Presidência  da República.

Conheça o relatório. Acesse 

Quer conhecer o CONSEA ? Clique aqui

 

Outro grande aliado da população Brasileira nesta causa ,o Idec , Instituto de Defesa ao Consumidor produziu  um

importante documento que  mostra aos consumidores quais os perigos do consumo

de alimentos geneticamente modificados

Os Transgênicos.

Em sua cartilha : Transgênicos – Feche a boca e abra os olhos ! O Idec auxilia o consumidor a entender os riscos associados aos transgênicos.

 

Conheça . Acesse.

Leve na Bolsa

 

Foi pensando nesta questão  tão importante e de interesse público –  que criamos este canal:

Nosso Foco

Queremos informar

Mais

Para Preservar Você!

Preservando você – estaremos construindo juntos –  uma ampla conscientização e, como consequência, gerando mais sustentabilidade para todos!

 

 

Iremos promover mais informação, mais esclarecimento – para que você comece a adotar já – princípios de precaução.

” Para que você comece a 

mudar de foco! “

Provavelmente – você deve estar se perguntando; “mas se fazem mal a saúde – por que estão disponíveis nos produtos que consumimos hoje?”.

A resposta é muito complexa. Mas você entenderá melhor e poderá tirar suas próprias conclusões – acompanhando nossas publicações neste canal.

Lamentavelmente – ainda não existem leis neste país – que garantam a nossa segurança alimentar com relação aos transgênicos.  Não como deveriam. Não da forma como estão sendo  feitas.

Contudo – vamos começar com esta primeira percepção de como tudo acontece nos bastidores antes de chegar no seu “ prato”.

Você já ouviu falar na

CTNBio ?

CTNBio – órgão criado em 2005 para prestar apoio técnico ao Governo Federal – na formulação, atualização e implementação da Política Nacional de Biossegurança relativa a OGM ou Transgênicos –  e ainda de estabelecer normas referentes à proteção da saúde humana e do meio ambiente  – vem sendo bastante questionado sobre a forma como aprova o cultivo, a comercialização e o consumo dos transgênicos e seus derivados.

Debates exaustivos que já renderam inclusive – investigações pelo Ministério Público Federal, sobre ilegalidades na liberação comercial, pela CTNBio, de sementes de soja e milho geneticamente modificadas que apresentam tolerância a vários agrotóxicos e herbicidas utilizados no Brasil.

 

“Os processos relativos a essas possíveis liberações – têm como beneficiárias empresas vinculadas a grandes multinacionais do ramo dos agrotóxicos, como a Dow AgroSciences Sementes; Biotecnologia Brasil Ltda., a Du Pont do Brasil S.A. e a Monsanto do Brasil Ltda”, afirmou o Ministério Público Federal. 

 

E tem mais !  Após trabalhar quatro anos na Comissão Técnica Nacional de Biotessegurança (CTNBio), o professor Paulo Kegeyama, ex- diretor de biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente, afirma que a aprovação dos transgênicos no órgão é totalmente viciada em benefício das grandes empresas. Leia mais aqui 

 Logo – pressupõe-se que a falta de uma avaliação aprofundada de tais liberações pela CTNBio

[esfera criada exatamente para proteger a saúde do povo brasileiro]

coloca em risco a

nossa segurança alimentar ?

Ao que parece, interesses econômicos e políticos, estão plantados a frente – e  de tal forma, que demonstram ter lá a sua  prioridade dentro do parecer técnico destas aprovações – e não propriamente a saúde humana – a saúde da nação brasileira – como deveria ser !

 

 É preciso ressaltar também que esta soma: “Transgênicos + Agrotóxicos” afetam drasticamente a nossa biodiversidade.

Alguns danos chegam a ser irreversíveis. Igualmente – a nossa saúde!

não esqueça este nome

MONSANTO

Empresa multinacional de agricultura e biotecnologia. Sediada nos Estados Unidos – lidera a produção mundial de sementes geneticamente modificadas – os Transgênicos.

A Monsanto também é a líder mundial na produção do herbicida Glifosato – vendido sob a marca Roundup. Mas a trajetória desta gigante no setor – deixou rastros irrefutáveis sobre sua atuação. 

Várias linhas da comunidade cientifica e  grupos ambientalistas  a consideram como:

 “Corporação mais temida do Mundo”.

 

Prejuízos aos pequenos agricultores, danos à saúde e ao meio ambiente, formação de lobby, manipulação de pesquisas científicas são algumas das polêmicas nas quais a empresa se envolveu ao longo de seus 103 anos de existência.

E o Brasil é hoje um dos mais fortes candidatos na aquisição e consumo de seus produtos.

 

 

Que tal?

Queremos deixar claro de que não somos contra grandiosos avanços científicos. Pelo contrário – são extremamente necessários para  proporcionar em vários campos e disciplinas  –  uma qualidade de vida melhor –  tanto às pessoas como ao Planeta.

Mas não apoiamos de forma alguma este tipo de  ciência que manipula dados para nos impor suas invenções e produtos a qualquer custo! Que descartam éticas e critérios fundamentais de preservação á vida!

Aquela que para criar e inovar – despreza  os impactos “nocivos” – muitas vezes “drásticos e monstruosos” que irão produzir nos seres humanos.

Aquela que em prol de seu progresso – compromete e destrói a nossa biodiversidade – que por si só – já é valiosa, perfeita e brilhante.

Confiamos que esta ciência via biotecnologia da Multinacional  Monsanto – seja cada vez mais repudiada  por toda a humanidade  – assim como vem fazendo 815 cientistas em todo mundo!

Confira a Carta aberta de cientistas de todo o mundo a todos os governos

sobre os organismos geneticamente modificados (OGM).

A carta é assinada por 815 cientistas de 82 países

815 cientistas de 82 países pedem o fim dos transgênicos, entre eles somente dez do Brasil
815 cientistas de 82 países pedem o fim dos transgênicos, entre eles somente dez do Brasil

Confiamos que no Brasil – com todos os aliados que já temos , os Transgênicos sejam definitivamente suspensos da nossa  cultura, nossa agricultura e do nosso prato.

 

Mas para que isso aconteça

Você precisa saber por que!

 

Gikabiloba – jornalista e escritora neste canal.

Tudo sobre Transgênicos será revelado aqui. De forma clara – simples e objetiva! Acompanhe!

7 comentários em “Transgênicos! Você precisa saber mais !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *