Dossiê Abrasco sobre Agrotóxicos

 

DOSSIÊ ABRASCO

sobre Agrotóxicos

 

Nos últimos três anos o Brasil vem ocupando o lugar de maior consumidor de agrotóxicos no mundo.

Não há dúvidas, estamos diante de uma verdade cientificamente comprovada: Os agrotóxicos fazem mal à saúde das pessoas e ao meio ambiente, alerta o Dossiê Abrasco.

Os impactos à saúde pública são amplos porque atingem vastos territórios e envolvem diferentes grupos populacionais como trabalhadores em diversos ramos de atividades, moradores do entorno de fábricas e fazendas, além de todos nós que consumimos alimentos contaminados.

 

 CHEGA DE VENENO
                           CHEGA DE VENENO

 

Tais impactos são associados ao nosso atual modelo de desenvolvimento, voltado prioritariamente para a produção de bens primários para exportação.

Dossiê Abrasco Sobre Efeitos dos Agrotóxicos na Saúde– esse Dossiê visa alertar, por meio de evidências científicas, as autoridades públicas nacionais, internacionais e a sociedade em geral para a construção de políticas públicas que possam proteger e promover a saúde humana e dos ecossistemas impactados pelos agrotóxicos.


Nos recentes eventos da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO), como o I Simpósio Brasileiro de Saúde Ambiental e o V Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, foram aprovadas moções sugerindo um maior envolvimento de nossa entidade com essas questões, principalmente as relacionadas aos agrotóxicos.
 
O Dossiê Abrasco  é uma parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Informática da UFRJ, a ABRASCO e a Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida.
 
Em breve, serão disponibilizadas outras ferramentas relacionadas à pesquisa sobre dados abertos e agrotóxicos que está em curso.
 

Leia o Dossiê Abrasco !

O mapa dos pesquisadores

em agrotóxicos no Brasil

O mapa dos pesquisadores em agrotóxicos no Brasil foi feito a partir de uma busca no Currículo Lattes pelos termos agrotóxico, defensivo agrícola, pesticida e praguicida.

 

Os currículos encontrados estão apontados no mapa, e foram categorizados pelas palavras-chave que utilizam. A partir delas, é possível filtrar os dados e encontrar pesquisadores em determinados temas por estado do país.

Uma análise do mapa foi feita no capítulo 1 da terceira parte do Dossiê – “Cartografia da produção acadêmica sobre o tema dos agrotóxicos e saúde no Brasil”. A ferramenta foi elaborada por Cheila Bedor (Univasf), Karen Friedrich (INCQS/Fiocruz) e Alan Tygel (PGGI/UFRJ).

O mapa das Vozes dos Territórios localiza no país as cartas das populações atingidas por agrotóxicos que compõem o segundo capítulo da parte 3 do Dossiê.

Cada ponto no mapa oferece informações resumidas sobre a carta, além de um link para a carta em si. Além disso, o mapa permite que novas cartas sejam incorporadas, e com maior riqueza de detalhes daquilo que foi possível reproduzir dentro do Dossiê.

As cartas foram produzidas pelas comunidades em conjunto com pesquisadores locais, em uma articulação da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida.

Dossiê Abrasco sobre Agrotóxicos é uma leitura obrigatória para preservar a sua saúde !

Para acessar ao mapa – Clique aqui

 

Quer conhecer a ABRASCO ? Clique aqui

logo-blog-foco-2016

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *