Taioba oferece vários benefícios à saúde

Taioba oferece vários benefícios à saúde, rica em Vitamina A, B e C e com ferro, cálcio e fibras. Confira suas maravilhas!

A taioba é riquíssima em pró-vitamina A antioxidante, uma ótima opção ao espinafre em várias preparações. As pesquisas já comprovaram que a folha tem mais vitamina A do que a cenoura, o brócolis ou o espinafre. Por ser rica em vitamina A e amido, é um alimento fundamental para as crianças, idosos, atletas, grávidas e mulheres que amamentam.

 

 

As folhas da taioba podem atingir 80 cm de comprimento e 60 cm de largura.

 

Não é à toa que dizemos que a nossa mãe-natureza é perfeita. Ela nos oferece tudo aquilo que precisamos para termos uma saúde perfeita e equilibrada.

 

Mais do que curar , ela nos proporciona a prevenção de doenças.

Ao contrário dos alimentos industrializados, que cada vez mais, debilitam a sua saúde e comprometem igualmente a sua qualidade de vida!

 

Sabendo disso, agora, a escolha é sua.

 

vitrine organica brasil

 

A natureza é perfeita e  nos surpreende cada vez mais com suas descobertas.

Vamos conhecer TODOS os benefícios da: TAIOBA!

 

Pouco conhecida no cardápio brasileiro, vem ganhando mais adeptos  por todos os seus benefícios e ainda pode ser plantada em qualquer quintal. Para evitar o amarrado na boca – recomenda-se colher a Taioba na Lua Minguante 

 

MAS ATENÇÃO

 

Nem toda taioba é comestível – por isso incluímos este vídeo para que você possa identificar a TAIOBA BRAVA da TAIOBA COMESTÍVEL.

 

 

Agora que você já sabe diferenciar estes dois tipos, vamos aos benefícios da

 

TAIOBA COMESTÍVEL

 

 

Rica em Vitamina A, B e C e com ferro cálcio e potássio na composição nutricional, a taioba oferece vários benefícios à saúde, servindo como  tratamento para algumas doenças – como , por exemplo, a ANEMIA.  Deseja chegar numa idade avançada com disposição, energia e qualidade de vida considere a taioba como um dos vegetais importantes nesse processo.

 

Conheça alguns dos benefícios desta planta maravilhosa:

Eficaz contra a prisão de ventre

O vegetal é super importante para a boa digestão. Seus nutrientes promovem o transporte regular do alimento por todo o intestino e promove a regularidade na evacuação. Esse benefício é evidente em razão da boa quantidade de fibras da taioba.

 

Fortalece o sistema imunológico

 A taioba concentra boa quantidade de vitamina C e por essa razão o sistema de defesas do corpo é fortalecido. Então, quem consome o alimento estará mais protegido contra diversos tipos de doenças.

 

Fortalece a visão

Graças à Vitamina A o consumo da taioba favorece a melhora na visão e na saúde ocular, colaborando com a prevenção de algumas doenças, como a cegueira noturna, catarata e até dores de cabeça que ocorrem por problemas na região ocular.

 

Combate a anemia

A taioba contém ferro e por essa razão está no grupo de alimentos que combate a anemia com eficácia.

 

Saúde dos ossos

Por possuir  cálcio e  fósforo  – os minerais mais importantes para a manutenção da saúde óssea, a taioba deve ser consumida por todos, principalmente quem está na terceira idade.

 

COMO PREPARAR 

Pode-se preparar a taioba como a couve: picadinha fininha e refogada.

 

Taioba oferece vários benefícios à saúde (3)

 

O preparo é simples e rápido.

 

 

INGREDIENTES:
– 5 folhas de taioba

– 1/2 cebola

– 2 dentes de alho

– Sal Marinho 

– azeite

– pimenta-do-reino

 

MODO DE FAZER:

Cortar a cebola em fatias finas (meia-lua) e espremer os dentes de alho no espremedor ou cortar em pequenos cubinhos.

 

Com as mãos, rasgar a taioba (já lavada, pois fica deliciosamente macia) em pedaços, retirando-se os talos duros. Em seguida, temperar com sal (aproximadamente 1 colher de café) e pimenta-do-reino a gosto, misturando, como se temperasse uma salada.
 
 
Untar a frigideira com azeite e jogar o alho e a cebola. Assim que der uma leve dourada, jogar a taioba e misturar tudo. Em seguida, acrescentar 4 colheres de sopa de água e deixar a taioba cozinhar (não demora nem 5 minutos). Assim que ela murchar e ficar macia, provar e verificar se há a necessidade de salpicar mais um pouquinho de sal. E pronto ! Sirva-se a vontade !
 

Purê de Taioba da chef Helena Rizzo

Taioba oferece vários benefícios à saúde

 

Ingredientes
15 folhas de taioba
50 ml de azeite
1 cebola
20 ml de azeite de alho
150 ml de creme de leite vegetal fresco
sal a gosto

 

Preparação

Começamos cortando as folhas de taioba ao meio (para retirar o talo que a divide) e cada metade em 3 partes. Assim facilitamos o cozimento com as partes em tamanho ideal para a panela.

Taioba oferece vários benefícios à saúde

 

 Simultaneamente, iniciamos um refogado de cebola em azeite, lada a lado da panela de água fervente onde vamos branquear a taioba. Coloque as folhas imersas na água fervente, conte 2 minutos e as retire.
 
 
 
 Leve-as direto para um balde com gelo, cortando imediatamente o calor e mantendo seu verde, sempre verde. Esse é o processo de branquear qualquer alimento. Uma vez resfriadas as folhas esprema-as bem entre as mãos, para tirar o máximo de água. E deixe-as escorrer em um papel secante.
 
 
 

Sua cebola já deve estar pronta, sem dourar. Acrescente um fio de azeite de alho, as folhas de taioba branqueadas e por último duas conchas de creme de leite (vegetal) . Deixe em fogo alto por mais 3 minutos, para fundir os sabores. E leve direto ao processador, ou liquidificador, para bater o purê. Bata até conseguir uma textura consistente.

 

Assim que sair do processador, coloque em um banho maria de gelo, ainda pela preservação da cor. E para finalizar os trabalhos, cubra com filme plástico em contato com o creme, evitando oxidação do mesmo.

 

 
 
 

Colaboração neste artigo : SAÚDE MEDICINA  – TAMPOPO GOURMET  –  Azimuth Bushcraft – Helena Rizzo

 

 
 

Nosso Foco - Preservar Você !

 

Um comentário em “Taioba oferece vários benefícios à saúde

  • 19 de novembro de 2017 em 5:25 AM
    Permalink

    Gostei da matéria! Bastante esclarecedor!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *